Principio físico das vibrações
Atualmente os
gerentes de fábricas têm enfrentado problemas como: redução de custos, maior
disponibilidade de máquinas, redução de mão de obra e problemas diversos
inerentes a qualquer unidade produtiva. Com isto, a busca de ferramentas que
possibilite estes fatos tornou – se intensa, uma destas alternativas é o
acompanhamento preditivo, também conhecido por manutenção por condição ou
preditiva.
A manutenção por condição/preditiva, diferencia – se da
corretiva pelo fato de que somente será intervido em um equipamento a partir do momento em que este estiver no
período programado para revisão, na corretiva faz – se a manutenção quando a
maquina quebra, caracterizando para equipamentos importantes um custo bastante
elevado de manutenção(horas de parada, mão de obra, falta de reposição).
A manutenção preventiva baseada na vida media caracteriza –
se por intervenções em intervalos fixos em equipamentos, que normalmente gera
dois tipos de custos: os custos das peças que são trocadas ainda em condições
de uso e o custo da quebra deste equipamento por um defeito inserido em uma
manutenção desnecessária.
A manutenção por condição sendo ela por análise de
vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo, ensaios de ultrassom,
etc.
Os quais fornecem dados seguros para ser prevista a
manutenção das maquinas, garantido que até a próxima parada a máquina esteja
isenta de quebras inesperadas.
A análise de vibrações dentre as ferramentas do
controle preditivo, é a que apresenta o melhor custo/benefício.
EXERCÍCIOS: ANÁLISE DE VIBRAÇÃO
INTRODUÇÃO À VIBRAÇÃO
O que é vibração ?
O que é período ?
O que é freqüência ?
Quais são as unidades de medida de freqüência ?
Quais são as grandezas usadas para medir a intensidade da
vibração ?
O que é uma forma de onda ?
O que é um espectro ?
O que causa vibração ?
O que é análise de vibração ?
Cite os defeitos mais comuns que causam vibração em
equipamentos rotativos :
O que é fase?
DESBALANCEAMENTO
O que é desbalanceamento?
Quais são as causas mais comuns de desbalanceamento?
Nomeie quatro (04) características de desbalanceamento:
Qual o significado de harmônicos da velocidade de rotação
com amplitude elevada? O que fazer neste caso ?
Se o único defeito é desbalanceamento, em que direção a
vibração é normalmente mais forte?
Por que a amplitude de vibração seria maior na direção
horizontal ?
Qual a relação de fase das vibrações radiais dos mancais de
uma máquina desbalanceada?
DESALINHAMENTO
Quais são os quatro tipos possíveis de desalinhamento ?
Quais são as características do desalinhamento ?
Quais é a conseqüência de mancais desalinhados em uma
máquina ?
FOLGAS
Quais são as duas categorias de folgas mecânicas ?
Cite quatro exemplos de folgas estruturais ?
Cite quatro exemplos de folgas de elemento giratório ?
Quais são as características de folgas ?
ROLAMENTOS
Quais são os estágios da progressão de falha em rolamentos ?
Como avaliar o estágio de progressão de falha em um
rolamento, de modo a decidir quando efetuar a sua substituição ?
CORREIAS
Nomeie quatro (4) concepções erradas sobre máquinas
acionadas por correias?
MANCAIS DE DESLIZAMENTO
Cite 4 fatores que contribuem para a falha ou altos níveis
de vibração em mancais de deslizamento?
Em que direção deve-se coletar os dados em mancais de
deslizamento?
O que é turbilhonamento de óleo e quando ocorre ?
O que causa o turbilhonamento de óleo?
RESSONÂNCIA
Por que ressonância está se tornando um problema mais
freqüente nos últimos anos?
Por que é mais provável encontrar uma ressonância em
máquinas de velocidade variável ?
Tipos de manutenção:
MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou
do desempenho menor que o esperado.
A Manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes:
Manutenção
Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou
seja é a correção da falha ou desempenho menor que o
esperado após a ocorrência
do fato. Esse tipo de manutenção implica em altos custos
pois causa perdas de produção; a
extensão dos danos aos equipamentos é maior.
Manutenção
Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento
preditivo, detectivo, ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha.
Esse tipo de manutenção é PLANEJADA. Tudo que é planejado é sempre mais barato,
mais seguro e mais rápido.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA é a atuação realizada para reduzir ou
evitar falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em
Intervalos Definidos de TEMPO.
Um dos segredos de uma boa preventiva está na determinação
dos intervalos de tempo. Como, na dúvida, temos a tendência de sermos mais
conservadores, os intervalos normalmente são menores que o necessário o que
implica em paradas e troca de peças desnecessárias. A preventiva tem grande
aplicação em instalações ou equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou
riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou de operação contínua.
Como a Manutenção Preventiva está baseada em intervalos de
tempo, é conhecida como TIME BASED MAINTENANCE - TBM ou Manutenção Baseada no
Tempo.
MANUTENÇÃO PREDITIVA é um conjunto de atividades de
acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou
desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, visando definir a necessidade
ou não de intervenção. Quando a intervenção, fruto do acompanhamento preditivo,
é realizada estamos fazendo uma MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA.
Permite
que os equipamentos operem por mais tempo e a intervenção ocorra com base em
dados e não em suposições.
MANUTENÇÃO DETECTIVA é a atuação efetuada em sistemas de
proteção ou comando buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao
pessoal de operação e manutenção. Um exemplo clássico é o circuito que comanda
a entrada de um gerador em um hospital. Se houver falta de energia e o circuito
tiver uma falha o gerador não entraEsse tipo de manutenção é novo e por isso
mesmo muito pouco mencionado no Brasil.
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO é o conjunto de atividades que
permite que a confiabilidade seja aumentada e a disponibilidade garantida. É
deixar de ficar consertando, convivendo com problemas crônicos, melhorar
padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto
e interferir tecnicamente nas compras. Normalmente quem está apagando fogo,
vivendo de manutenção corretiva não planejada, não terá tempo para fazer
engenharia de manutenção. É necessário mudar, incorporar a preventiva, a
preditiva e fazer engenharia de manutenção.
As
tendências atuais, analisadas as empresas que são benchmark, indicam a adoção
cada vez maior de técnicas preditivas e a prática da engenharia de manutenção.
Inspeção Visual de Máquina (Visão computacional)
A visão de
máquina ou computacional, de uma forma geral, consolida-se cada vez mais como
fundamental em diversas áreas de aplicação (engenharia, medicina …). Ao longo
das últimas três décadas a Visão Computacional em se desenvolvendo a largos passos,
beneficiando-se também de pesquisas e resultados de áreas de investigação
correlacionadas com o processamento de imagens, reconhecimento de padrões,
psicofísica, neurociência e também das tecnologias de hardware, dentre outras.
Neste universo,
a Inspeção Visual Automatizada tem comprovada sua grande importância em
aplicações industriais, sendo possível sua atuação diretamente no controle de
qualidade em todas as fases do processo de produção. Isso tem conduzido
claramente a um aumento de produtividade associada a confiabilidade da
qualidade final do produto.
Todo
sistema automatizado de inspeção possui objetivos bem definidos, devendo
apresentar baixos custos de serviço, reduzir a quantidade de material perdido,
realizar a inspeção de forma rápida e objetiva, padronizar os processos de
inspeççao, permitir que sejam implementações rápidas de ações corretivas, etc…
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