Inspeção de equipamentos


Principio físico das vibrações

  Atualmente os gerentes de fábricas têm enfrentado problemas como: redução de custos, maior disponibilidade de máquinas, redução de mão de obra e problemas diversos inerentes a qualquer unidade produtiva. Com isto, a busca de ferramentas que possibilite estes fatos tornou – se intensa, uma destas alternativas é o acompanhamento preditivo, também conhecido por manutenção por condição ou preditiva.
A manutenção por condição/preditiva, diferencia – se da corretiva pelo fato de que somente será intervido em um equipamento a  partir do momento em que este estiver no período programado para revisão, na corretiva faz – se a manutenção quando a maquina quebra, caracterizando para equipamentos importantes um custo bastante elevado de manutenção(horas de parada, mão de obra, falta de reposição).
A manutenção preventiva baseada na vida media caracteriza – se por intervenções em intervalos fixos em equipamentos, que normalmente gera dois tipos de custos: os custos das peças que são trocadas ainda em condições de uso e o custo da quebra deste equipamento por um defeito inserido em uma manutenção desnecessária.
A manutenção por condição sendo ela por análise de vibrações, termografia, ferrografia, análise de óleo, ensaios de ultrassom, etc.
Os quais fornecem dados seguros para ser prevista a manutenção das maquinas, garantido que até a próxima parada a máquina esteja isenta de quebras inesperadas.
A análise de vibrações dentre as ferramentas do controle preditivo, é a que apresenta o melhor custo/benefício.




EXERCÍCIOS: ANÁLISE DE VIBRAÇÃO

INTRODUÇÃO À VIBRAÇÃO
O que é vibração ?
O que é período ?
O que é freqüência ?
Quais são as unidades de medida de freqüência ?
Quais são as grandezas usadas para medir a intensidade da vibração ? 
O que é uma forma de onda ? 
O que é um espectro ?  O que causa vibração ? 
O que é análise de vibração ?
Cite os defeitos mais comuns que causam vibração em equipamentos rotativos :
O que é fase?

DESBALANCEAMENTO
O que é desbalanceamento?
Quais são as causas mais comuns de desbalanceamento?
Nomeie quatro (04) características de desbalanceamento:
Qual o significado de harmônicos da velocidade de rotação com amplitude elevada? O que fazer neste caso ?
Se o único defeito é desbalanceamento, em que direção a vibração é normalmente mais forte?
Por que a amplitude de vibração seria maior na direção horizontal ?
Qual a relação de fase das vibrações radiais dos mancais de uma máquina desbalanceada?

DESALINHAMENTO
Quais são os quatro tipos possíveis de desalinhamento ?
Quais são as características do desalinhamento ?
Quais é a conseqüência de mancais desalinhados em uma máquina ?

FOLGAS
Quais são as duas categorias de folgas mecânicas ?
Cite quatro exemplos de folgas estruturais ?
Cite quatro exemplos de folgas de elemento giratório ?
Quais são as características de folgas ?

ROLAMENTOS
Quais são os estágios da progressão de falha em rolamentos ?
Como avaliar o estágio de progressão de falha em um rolamento, de modo a decidir quando efetuar a sua substituição ?

CORREIAS
Nomeie quatro (4) concepções erradas sobre máquinas acionadas por correias?

MANCAIS DE DESLIZAMENTO
Cite 4 fatores que contribuem para a falha ou altos níveis de vibração em mancais de deslizamento?
Em que direção deve-se coletar os dados em mancais de deslizamento?
O que é turbilhonamento de óleo e quando ocorre ?
O que causa o turbilhonamento de óleo?

RESSONÂNCIA
Por que ressonância está se tornando um problema mais freqüente nos últimos anos?
Por que é mais provável encontrar uma ressonância em máquinas de velocidade variável ?



Tipos de manutenção:

MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado.
A Manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes:
            Manutenção Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou
seja é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência
do fato. Esse tipo de manutenção implica em altos custos pois causa perdas de produção; a
extensão dos danos aos equipamentos é maior.
            Manutenção Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento preditivo, detectivo, ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha. Esse tipo de manutenção é PLANEJADA. Tudo que é planejado é sempre mais barato, mais seguro e mais rápido.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA é a atuação realizada para reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em Intervalos Definidos de TEMPO.
Um dos segredos de uma boa preventiva está na determinação dos intervalos de tempo. Como, na dúvida, temos a tendência de sermos mais conservadores, os intervalos normalmente são menores que o necessário o que implica em paradas e troca de peças desnecessárias. A preventiva tem grande aplicação em instalações ou equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou de operação contínua.
Como a Manutenção Preventiva está baseada em intervalos de tempo, é conhecida como TIME BASED MAINTENANCE - TBM ou Manutenção Baseada no Tempo.

MANUTENÇÃO PREDITIVA é um conjunto de atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, visando definir a necessidade ou não de intervenção. Quando a intervenção, fruto do acompanhamento preditivo, é realizada estamos fazendo uma MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA.
            Permite que os equipamentos operem por mais tempo e a intervenção ocorra com base em dados e não em suposições.

MANUTENÇÃO DETECTIVA é a atuação efetuada em sistemas de proteção ou comando buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. Um exemplo clássico é o circuito que comanda a entrada de um gerador em um hospital. Se houver falta de energia e o circuito tiver uma falha o gerador não entraEsse tipo de manutenção é novo e por isso mesmo muito pouco mencionado no Brasil.
 
ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO é o conjunto de atividades que permite que a confiabilidade seja aumentada e a disponibilidade garantida. É deixar de ficar consertando, convivendo com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto e interferir tecnicamente nas compras. Normalmente quem está apagando fogo, vivendo de manutenção corretiva não planejada, não terá tempo para fazer engenharia de manutenção. É necessário mudar, incorporar a preventiva, a preditiva e fazer engenharia de manutenção.
 As tendências atuais, analisadas as empresas que são benchmark, indicam a adoção cada vez maior de técnicas preditivas e a prática da engenharia de manutenção.



Inspeção Visual de Máquina (Visão computacional)

            A visão de máquina ou computacional, de uma forma geral, consolida-se cada vez mais como fundamental em diversas áreas de aplicação (engenharia, medicina …). Ao longo das últimas três décadas a Visão Computacional em se desenvolvendo a largos passos, beneficiando-se também de pesquisas e resultados de áreas de investigação correlacionadas com o processamento de imagens, reconhecimento de padrões, psicofísica, neurociência e também das tecnologias de hardware, dentre outras.
            Neste universo, a Inspeção Visual Automatizada tem comprovada sua grande importância em aplicações industriais, sendo possível sua atuação diretamente no controle de qualidade em todas as fases do processo de produção. Isso tem conduzido claramente a um aumento de produtividade associada a confiabilidade da qualidade final do produto.
            Todo sistema automatizado de inspeção possui objetivos bem definidos, devendo apresentar baixos custos de serviço, reduzir a quantidade de material perdido, realizar a inspeção de forma rápida e objetiva, padronizar os processos de inspeççao, permitir que sejam implementações rápidas de ações corretivas, etc…



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